quinta-feira, 21 de junho de 2012

FOGÃO DE LENHA



Sempre que olho pra essa foto, lembro dos meus tempos de criança.Minha família e eu morávamos na roça,bem no interior do Paraná.Ainda tenho na memória os sabores das delícias que minha avó fazia nos grandes tachos aquecidos pelo fogão á lenha.Entre as lembranças esta:O Doce de Amendoim com Caldo de Cana,A Carne de Porco Frita com a própria banha,A Pamonha Salgada com Queijo,O Angu,e também a Paçoca de carne com farinha socada no pilão!A tempinho bom que não volta mais!!!

Os fogões são mais antigos do que se imagina. Suas primeiras formas surgiram na Idade Antiga, quando o homem deixou de ser nômade e passou a controlar o fogo. Os fogões primitivos nada mais eram do que buracos no chão, nos quais se colocava fogo e as panelas por cima das chamas, por meio do uso de pedras.

Um pouco depois dessa época, o homem começou a fazer e a utilizar fogões de barro e metal, que até hoje podem ser encontrados em chácaras e algumas casas do interior do Brasil. É o chamado “fogão caipira” ou “fogão à lenha”.

Com os avanços da Revolução Industrial, passou-se a explorar novas formas de geração de energia, como o carvão, o petróleo, entre outras. A partir daí, foram desenvolvidos fogões bem mais modernos e parecidos com os que vemos hoje em dia.

Com a descoberta do poder energético do petróleo e suas derivações, foi criado o primeiro fogão capaz de funcionar a partir de um combustível não natural (nafta, um componente do petróleo). Mais tarde, tal combustível foi substituído pelo gás. Hoje em dia, a maioria dos fogões possui sistemas elétricos embutidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário